Página InicialQuem Somos?Pastoal ProféticaPastoral Social

Contactos

Nome

 

'Eram assíduos na escuta da palavra   aos ensinamentos dos apóstolos'

"A Liturgia é o cume para a qual tende toda a acção da Igreja e ao mesmo tempo é a fonte de onde emana toda a sua força" S.C.10

É a acção sagrada por excelência, porque é obra de Cristo e de toda a Igreja, mas não esgota a sua acção.

Supõe o anuncio do evangelho e exige o testemunho. a Liturgia edifica aqueles que estão na igreja em templo santo do senhor e fortifica as suas forças para que testemunhem Cristo. A Igreja, comunidade santa de baptizados convocada pela Palavra é chamada a viver o dinamismo da comunhão/missão. "A paróquia funda-se sobre uma realidade teológica porque é ela uma realidade eucarística."

"A eucaristia é fonte da nossa caridade pastoral, experiência da união com Deus, comunhão viva com toda a Igreja, confirmação do nosso dom peculiar da predilecção pelos mais pobres."

A paróquia é igreja que se encontra entre as casas dos homens, ela deve viver e trabalhar profundamente inserida na sociedade humana e intimamente solidária com as suas situações e dificuldades.

Modelada pela eucaristia deve traduzir-se numa socialidade eucarística, num modo colectivo de ser e de agir no mundo, num estilo de sobriedade e de solidariedade, partilha, na ajuda concreta aos mais fracos e necessitados, na proclamação da justiça social e da misericórdia.